A doença é caracterizada por um quadro de paralisia flácida, que em geral acomete os membros inferiores de forma irreversível.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (27), a abertura da Campanha de Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, na Policlínica Vinhais, em São Luís (MA). O objetivo é ampliar as coberturas vacinais, e segue até 14 de junho deste ano.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.
A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças. Cerca de 419.561 de crianças de um ano a menores de 5 anos devem ser vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP) no Maranhão, desde que tenham recebido as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação. Crianças até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas com a VIP (injetável).
Nos municípios maranhenses, o público pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É necessário apresentar o documento oficial com foto e a carteira de vacinação.
Fonte: Redação / Assessoria
Comentários
Postar um comentário