Objetivo
é incentivar empresários a adequarem seus estabelecimentos.
SÃO
LUÍS - O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA),
lançou nesta semana, na rede social Facebook, a campanha de divulgação
do Selo Procon-MA de Qualidade. A ideia é divulgar aos maranhenses e turistas,
a lista com os nomes dos bares e restaurantes que atendem as exigências do
órgão, como a oferta de serviço de qualidade, ambiente limpo, seguro e organizado.
A campanha, além de orientar os consumidores, tem o intuito de incentivar os
empresários a adequarem seus estabelecimentos dentro do modelo certificado.
O critério para o recebimento do selo
é o cumprimento de quesitos obrigatórios, como por exemplo, a informação de que
o pagamento da taxa de 10% é opcional, as formas de pagamento, oferta de
comanda para consumo, garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência
ou mobilidade reduzida e, também, de quesitos facultativos, como o cardápio em
outro idioma e a informação quanto a ingredientes que podem causar alergias
alimentares.
O presidente do órgão, Duarte Júnior,
parabenizou as empresas certificadas e ressaltou que o objetivo do Selo
Procon-MA de Qualidade é incentivar a melhoria na qualidade do serviço prestado
em todo Estado, já que o cliente identificará quais são os melhores bares e
restaurantes antes de utilizar o serviço. “O Instituto reconhece o esforço dos
fornecedores, que cumpriram vários itens, demonstrando que é possível melhorar as
relações de consumo e oferecer cada vez um serviço com mais qualidade ao
público”, destacou.
A certificação pode ocorrer por meio
da fiscalização, ou por iniciativa dos bares e restaurantes, que podem entrar
em contato com o órgão. Após terem acesso ao questionário, os estabelecimentos
receberão um prazo para o cumprimento dos itens exigidos, finalizado esse
período, a equipe de fiscalização do Instituto fará vistoria e analisará o
cumprimento dos itens. A certificação será feita a partir do cumprimento de
itens obrigatório e facultativos.
Do
projeto
O projeto foi iniciado em janeiro de
2015, em parceria com o Conselho Regional de Arquitetura (CAU), Conselho
Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD), Corpo de Bombeiros
Militar do Maranhão (CBMM), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com
Deficiência (COMDEF), Vigilância Sanitária e UFMA.
Durante a execução do projeto os
comerciantes foram notificados para tomar ciência das exigências necessárias e
tiveram um prazo de 75 dias para se adequar. Com o fim desse período, os
estabelecimentos foram fiscalizados e na ação 2 foram interditados por não
apresentarem condições mínimas de higiene.
IMIRANTE.COM, COM INFORMAÇÕES DA SECOM
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