Iniciativa garante acesso à cidadania.
O Centro de Acolhimento PopRuaJud, em parceria com o Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT), realizou, no último dia 6, a entrega de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, garantindo acesso à cidadania e à dignidade humana.
A ação foi acordada durante o mutirão PopRuaJud, realizado no dia 30/1, ocasião em que ficou definido o retorno ao IDENT para a entrega dos documentos.
As pessoas que não compareceram na data podem retirar a CIN diretamente na sede do Instituto de Identificação, localizada na Rua da Palma, nº 164, Centro, esquina com a Rua 14 de Julho.
A ação reafirma o compromisso do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão com a responsabilidade social, ao integrar conhecimento técnico e científico à prática cidadã, promovendo impacto direto e transformador na realidade da comunidade local.
“Este é um trabalho inclusivo, de fortalecimento da cidadania emancipatória e ampliação do acesso à Justiça por segmentos hipervulneráveis da nossa sociedade “, pontuou o desembargador Froz Sobrinho, presidente do TJMA.
A ausência de documentação básica impede, na prática, o acesso a serviços essenciais como saúde, acolhimento institucional e benefícios governamentais. Nesse contexto, a entrega da CIN representa mais do que um documento oficial: simboliza acesso a direitos, ampliação das oportunidades de empregabilidade e o resgate da identidade e da dignidade dessas pessoas.
CENTRO POP
O Centro de Acolhimento PopRuaJud funciona de segunda a sexta-feira, na Beira-Mar, das 8h às 18h. É coordenado pela desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, coordenadora-geral do Comitê PopRuaJud, e pelo juiz Douglas de Melo Martins, coordenador executivo.
TJ/MA

Comentários
Postar um comentário