SEJA SÓCIO

AÇAILÂNDIA: PROJETO MOVIMENTA CULTURA E INSTITUTO CULTURAL VALE TRAZEM O II SEMINÁRIOS CRIATIVOS PARA A CIDADE

O evento gratuito, que acontece em 8 de novembro, abre com palestra de Fábio Scarano, curador do Museu do Amanhã (RJ), e segue ao longo do dia com outros convidados especiais. A proposta é refletir sobre o que significa viver e construir territórios criativos, fortalecendo redes e identidades culturais.

Arte que move territórios, ideias que transformam comunidades. No dia 8 de novembro, Açailândia (MA) recebe o II Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos, no Teatro Municipal Seis de Junho. O encontro será uma imersão onde público e convidados de destaque, como o premiado autor Fábio Scarano e a atriz-pesquisadora Dane de Jade, se conectam para redesenhar os caminhos da criação coletiva. Depois de passar por São Luís (MA) e Canaã dos Carajás (PA) em 2024, o Seminário chega à sua segunda edição, agora na região Tocantina, para provocar novas conversas e inspirações sobre o papel da arte e da cultura na vida das pessoas. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Movimenta Cultura tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, parceria do Instituto Tatajuba e realização do Ateliê 22. As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas no site movimentacultura.com.br , do dia 15 de outubro até às 18h do dia 5 de novembro.

Além de reunir especialistas, o Seminário quer olhar para as pessoas, suas histórias e seus lugares. A proposta é refletir sobre o que significa viver e construir territórios criativos, fortalecendo as identidades culturais, redes de colaboração e vínculos afetivos. Este ano, o diálogo também ganha uma nova camada: a relação entre cultura e clima, integrando a agenda ambiental de forma transversal às discussões. 

Para Solanda Steckelberg, gestora cultural e fundadora do Instituto Tatajuba, o Movimenta Cultura é um espaço de escuta e construção coletiva. “Quando olhamos para os territórios criativos, entendemos que eles não são apenas lugares, mas sim memórias vivas, saberes compartilhados e relações que fortalecem o futuro das comunidades. É nesse encontro que a cultura se revela como potência de transformação e de cuidado com as pessoas e com o planeta”, destacou.

Programação

A programação começa pela manhã, às 9h, com mesa de abertura, seguindo ao longo do dia, até às 19h, com as mesas que reúnem grandes referências da cena cultural. Fábio Scarano, que apresenta a palestra "Território, Cultura e os Amanhãs", às 11h15, é curador do Museu do Amanhã (RJ), autor premiado com dois Jabuti de Literatura em Ciências Naturais, além de ser Titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros e Professor da UFRJ. 

Dane de Jade, integrante da mesa com o tema “Culturas Locais: Raízes Criativas e Identidade Territorial”, que acontece às 14h, é atriz-pesquisadora, produtora e gestora cultural, fundadora da ONG BEATOS (CE), curadora do Prêmio Shell de Teatro - Categoria Nacional. É também coordenadora do Pontão Rede de Culturas Populares e Tradicionais e coordenadora executiva do Programa Nacional Comitês de Cultura – Estado do Ceará. Ao lado dela na mesa, estarão presentes Sandra Miranda Rodrigues, turismóloga e consultora em turismo que atuou no Polo da Chapada das Mesas e na implementação dos Territórios Criativos de São Luís (MA), e Solanda Steckelberg, gestora cultural de vasta experiência, fundadora do Instituto Tatajuba e Instituto Vivas.

A mesa "Festas e Comunidades Criativas: Celebrando a Identidade e Impulsionando a Economia", às 16h, conta com as participações de André Lobão, produtor cultural e consultor em economia criativa, com trajetória voltada a tecnologias sociais, redes colaborativas e turismo cultural; e Nadir Cruz, moradora do Quilombo Urbano Liberdade, turismóloga e gestora de grupos tradicionais como o Bumba Meu Boi da Floresta e o Tambor de Crioula da Floresta (MA).

O público vai poder acompanhar discussões sobre futuros possíveis para os territórios criativos, a força das manifestações culturais locais e o impacto das festas populares na economia e na vida social. Outro destaque é a culminância do curso “Território e Cultura”, elaborado pela professora e cientista social Chica Prates, que reúne alunos em um processo de aprendizado, mobilização e mapeamento comunitário. A dinâmica deste momento foi preparada especialmente para o evento e conta com apresentação dos resultados do curso e atividades coletivas em torno da criação de um “Mapa Afetivo” e de um “Varal de Bandeiras da Cultura”.  A programação do Seminário inclui, ainda, intervenções artísticas do Ballet Folclórico e do Grupo de Teatro Pequena Flor, ambos de Açailândia.  

Potência Criativa e Desenvolvimento Territorial

O II Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos busca ampliar a compreensão de territórios criativos. A partir de uma curadoria conduzida por Lena Cunha e baseada na escuta ativa, o evento abordará experiências reais, como os festejos de São João e vivências do Bumba Meu Boi, para demonstrar como expressões artísticas e projetos culturais são fundamentais para fortalecer redes criativas, gerar renda e projetar futuros sustentáveis para as comunidades.

Com entrada gratuita e inscrições abertas  – de 15 de outubro a 5 de novembro –  no site do Movimenta Cultura (movimentacultura.com.br), o Seminário espera receber artistas, produtores, gestores, agentes públicos, estudantes, empresários e demais interessados, reafirmando a cultura como espaço de convivência, expressão e transformação.

Trajetória do Movimenta Cultura

Em sua primeira edição, de abril de 2023 a março de 2024, o projeto Movimenta Cultura realizou 61 oficinas voltadas à Gestão Cultural, circulando por 34 localidades, em 5 estados (Amazonas, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo), e certificando 926 pessoas. Na edição de 2024, foram 413 pessoas certificadas, em sete oficinas presenciais no Maranhão e no Pará, uma oficina online com aulas ao vivo e o Seminário Territórios Criativos, com eventos em São Luís (MA) e em Canaã dos Carajás (PA). Como desdobramento, ocorreu ainda um bate-papo online aberto ao público, apresentando estudo de caso sobre cultura e criatividade enquanto ferramentas de transformação social e econômica.    

Em 2025, o projeto fortalece seu propósito, ampliando a rede de conhecimentos, troca de experiências e oportunidades voltadas para a elaboração de projetos culturais. Além de oficinas presenciais no Maranhão e no Pará, lançou o Ciclo de Formação 100% Digital e Gratuito, que pode ser acessado pelo site movimentacultura.com.br e que disponibiliza o ROBOIZINHO, assistente de inteligência artificial especialista em Lei Rouanet. Itinerante e gratuito, o Movimenta Cultura é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, em parceria com o Instituto Tatajuba e realização do Ateliê 22, Ministério da Cultura e Governo do Brasil - Do lado do povo brasileiro. 

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de mil projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.

SERVIÇO

Açailândia (MA) recebe o II Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos

Local: Teatro Municipal Seis de Junho

Endereço: Av. Santa Luzia, S/N, Parque das Nações - Açailândia (MA)

Data: 08 de novembro de 2025

Horário: Das 9h às 19h, com intervalos

Inscrições gratuitas: no site movimentacultura.com.br, de 15/10 até às 18h de 05/11

Saiba mais:  instagram.com/movimenta.cultura

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

II Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos – 2025

Local: Teatro Municipal Seis de Junho – Açailândia (MA)

Dia: 08 de novembro, sábado 

9h – Recepção com café da manhã

9h30 – Apresentação artística

10h – Mesa 1: Mesa de Abertura Impulsionando a Cultura e a Criatividade em Açailândia

Ementa: Boas-vindas e apresentação das perspectivas e objetivos do II Seminário Movimenta Cultura, com a participação de representantes institucionais, ressaltando a importância da cultura e da criatividade para o desenvolvimento local e regional.

Mediação: Solanda Steckelberg (Instituto Tatajuba)



10h40 - Culminância do curso formativo “Território e Cultura”

11h15 às 12h30 – Mesa 2: Palestra Território, Cultura e os Amanhãs, com Fábio Scarano

Ementa: Uma vez que o futuro é algo que só existe na nossa imaginação, há um grande valor adaptativo em antecipá-lo. A antecipação de futuros, todavia, depende de uma boa ativação da memória (nossa relação com o passado) e da atenção (nossa relação com o presente). A sociedade moderna padece de pouca memória e baixíssima atenção e, portanto, antecipa mal. O argumento central da palestra é que a presença no espaço-tempo territorial e cultural "glocal" antecipa amanhãs mais desejáveis.

Convidado:  Fábio Scarano – Curador do Museu do Amanhã, Rio de Janeiro/RJ

12h30 às 14h – Intervalo de almoço 

14h às 16h - Mesa 3: Culturas Locais: Raízes Criativas e Identidade Territorial

Ementa: Esta mesa vai explorar como as manifestações culturais e artísticas locais se constituem como elementos de reconhecimento e construção de territórios criativos. Discutiremos a organização regional, o fomento ao protagonismo local e o fortalecimento do sentimento de pertencimento como vetores de desenvolvimento coletivo.

Convidadas: 

Dane de Jade - ONG Beatos, Crato/CE

Sandra Miranda de Rodrigues - Sacada Turismo, São Luís/MA

Solanda Steckelberg - Centro Cultural Tatajuba, Imperatriz/MA

 



16h às 17h30 - Mesa 4: Festas e Comunidades Criativas: Celebrando a Identidade e Impulsionando a Economia

Ementa: A mesa abordará a relevância dos eventos culturais com identidade regional para as comunidades, analisando como contribuem para a formação de territórios criativos e para a economia local. Discutiremos a geração de renda e trabalho a partir desses eventos, conectando a experiência estética ao desenvolvimento territorial.


Convidados: 

André Lobão – São João no Maranhão: do ritual a festa, São Luís/MA

Nadir Cruz – A experiência do Boi da Floresta (Bairro Liberdade), São Luís/MA



17h30 às 19h - Encerramento: Apresentação artística e lanche de confraternização

Comentários

SKILL.ED - AÇAILÂNDIA

WIZARD BY PERSON - AÇAILÂNDIA