A Guarda Municipal em Açailândia, é uma necessidade.
De acordo com levantamento feito e divulgado pelo IBGE, 34% dos municípios brasileiros possuem guarda municipal. Os dados foram divulgados em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento do IBGE, mostra que o Maranhão possui 108 municípios com Guardas Municipais implantadas, totalizando 3.023 efetivos. No ranking nacional, o estado é o terceiro com maior número de guardas municipais implantadas. Fica atrás apenas de São Paulo e Bahia.
O IBGE destaca ainda em seu estado que, entre os anos de 2019 e 2023, houve um aumento de 11,3% no número de cidades que passaram a contar com guarda municipal.
O nordeste ocupa o segundo lugar no país, no ranking de guardas municipais efetivos. Veja:
- Sudeste: 49.540
- Nordeste: 32.242
- Sul: 8.258
- Norte: 6.613
- Centro-Oeste: 5.201
Para que serve a Guarda Municipal?
A Guarda Municipal é uma força policial municipal que tem como missão proteger a população, os bens públicos e a ordem no território do município, através de ações preventivas e repressivas.
Em Açailândia
Hoje com mais 106 mil habitantes, há anos o município de Açailândia carece da implantação de uma guarda municipal. Diversas cobranças vêm sendo feitas pela Câmara de vereadores, cobrando do executivo do município, a implantação da guarda municipal.
Há exemplos de outros municípios como Itinga do Maranhão, Buriticupu e Porto Franco, que tem população menor que Açailândia, mas que contam com guarda municipal já efetivada.
Os parlamentares entendem a necessidade e a importância da guarda municipal para uma maior segurança dos cidadãos açailandenses, bem como dos prédios públicos do município.
A guarda municipal é um grande reforço para as polícias militar e civil, no combate ao crime no município.
Portal do Carlos Cristiano
Comentários
Postar um comentário